História do Futebol no Brasil

NA GERAL
História do Futebol no Brasil
A origem da paixão nacional e a Copa de 1950.
Autor: Raphael Branco
Publicada: 14/07/2016

Quando o futebol chegou no Brasil, em 1894, o esporte nascido nos campos da Inglaterrra era considerado um jogo elitista, no qual apenas jogadores de origem europeia e de clubes privados podiam participar. Ao longo do tempo, no entanto, o esporte foi ganhando adeptos em áreas mais suburbanas habitadas por pessoas de classe baixa. Foi aí que surgiu a famosa “pelada”. O esporte conquistou cada vez mais espaço entre jovens pobres e negros da periferia, que aproveitavam áreas como praias e campos abertos para praticar o esporte, que mais tarde seria a verdadeira paixão nacional, capaz de unir classes e crenças em uma só vibração.
historia_do_futebol1
Seleção brasileira de 1950. Foto – Reprodução/netvasco.com.br
Um avanço importante ocorreu em 1923, quando o clube carioca Vasco da Gama, fundado em 1898 por ricos banqueiros portugueses, permitiu que negros pobres e mulatos pudessem participar dos jogos oficiais do clube, o que o levou a conquistar o campeonato municipal naquele ano.
Da mesma forma, a Copa do Mundo, ocorrida de quatro em quatro anos, possibilitou ao Brasil mostrar ao mundo todo o seu potencial e seu domínio futebolístico, apresentando alguns dos maiores jogadores do país, incluindo Pelé e Garrincha. O "jogo bonito", como era chamado pelos britânicos, com gingado, toque de bola, dribles e improvisos, tornou-se um bem nacional. Em 1950, o Brasil teve a honra de sediar pela primeira vez um Mundial, que teve como palco um novo estádio, o Maracanã, no Rio de Janeiro, o maior do mundo na época.
A experiência de sediar uma Copa do Mundo foi tão especial e intensa para o país, que jornais da época não se cansavam de declarar que o Brasil não tinha mais motivos para se sentir inferior aos outros países que se reuniram na competição, não só devido ao desempenho do time no campeonato, mas, principalmente, pela forma como os jogadores se comportaram: eles colocaram, sim, o coração na ponta da chuteira!
historia_do_futebol2
Acompanhe o vídeo da final da Copa de 1950, entre Brasil e Uruguai
Tags: História do Futebol;
Desculpe, no momento estamos aceitando apenas cadastros de atletas com até 23 anos.